Boca da Sucam propõe Programa Municipal de Controle ao Mormo

06/12/2016 / Por: Assessoria de Impressa - Ticiano

Na sessão plenária do dia (25) de abril, o vereador Boca da Sucam (PPS) propôs à Secretaria de Agricultura Municipal que estude a possibilidade de implantar um Programa Municipal de Controle ao Mormo. Com o apoio de proprietários, donos de hotelarias e piquetes a iniciativa colabora para a realização do exame obrigatório para o controle da doença e expedição da Guia de Transporte Animal (GTA).

Municípios vizinhos, como Rio Pardo – RS, já aderiram ao programa, que além de apoiar os proprietários de cavalos, busca-se com esta ação o status sanitário da propriedade. Onde há o benefício para o criador com redução de até 30% no valor gasto, com o transporte até o laboratório e o profissional para fazer a coleta do Município, que a prefeitura já possui veículos e veterinários para a ação, sem onerar os cofres públicos. E também auxiliará no aspecto sanitário das propriedades, possibilitando que os animais participem de eventos.

O vereador Boca da Sucam entende que se a prefeitura aderir ao programa um cronograma de atendimento gerenciado em parceria com as hotelarias é um bom caminho para organizar a ação e melhorar o tempo da realização do programa. As hotelarias encruzilhadenses Maninho Marques, Prazer de Gaúcho, Do Barranco e Integração Campeira estiveram presentes e acreditam ser o melhor caminho para a implementação do programa. O CTG Rodeio de Encruzilhada e os PTG’s Manoel Marques, Pai João, Cabo Oscar dos Santos, Tiu João, Gaudérios da Querência e Herança Campeira também tiveram seus representantes na reunião dos vereadores e concordam com o cronograma sugerido.