AGOSTO LILÁS

18/08/2021 / Por: Assessoria de Imprensa

Projeto da vereadora Cristina Boni aprovado pela Câmara institui o Agosto Lilás em Encruzilhada

Objetivo é conscientizar população pelo fim da violência contra a mulher

A Câmara de Vereadores de Encruzilhada do Sul aprovou o Projeto de Lei 24/2021 que institui o “Agosto Lilás” como mês de proteção à mulher a fim de conscientizar a população pelo fim da violência contra a mulher. O texto foi apresentado pela vereadora Cristina Boni (PTB) a pedido do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Comdimes) e foi aprovado por unanimidade durante a última sessão legislativa.
    O projeto prevê que durante esse mês, em todo o município, assim como acontece em todo país, sejam promovidas ações de conscientização e esclarecimento sobre as diferentes formas de violência contra a mulher.
    As atividades relacionadas ao Agosto Lilás já iniciaram na segunda-feira quando o prefeito Benito Paschoal fez o lançamento oficial e o Comdimes, juntamente com a Secretaria de Cidadania e Inclusão Social realizou um pedágio educativo, das 10 horas às 12 horas, na sinaleira da cidade, com distribuição de adesivos referentes a campanha.   Cartazes foram distribuídos no comércio e pontos centrais de circulação da população alertando para a necessidade da união de esforços para combater a violência contra a mulher.
    No final da tarde, integrantes do Comdimes e da Secretaria de Cidadania prestigiaram a reunião da Câmara de Vereadores quando foi aprovado o projeto Agosto Lilás.
    A programação continua durante todo o mês de agosto. Nessa quarta-feira, 18, e na sexta-feira, 20 de agosto, mais uma vez será realizado o pedágio educativo, das 10 horas às 12 horas. Já no dia 27 de agosto uma exposição na Praça Dr. Ozy Teixeira também abordará o tema violência contra a mulher e as formas de combate, além de esclarecer a comunidade sobre o assunto.
    “Precisamos nos comprometer com a convivência harmoniosa e igualitária entre homens e mulheres. Não podemos mais aceitar a violência contra a mulher, seja sexual, moral, psicológica ou de qualquer outra forma. Espero que esse mês de conscientização sirva para diminuirmos consideravelmente os casos de violência contra a mulher em nosso meio social”, destacou a vereadora Cristina Boni que também é representante da OAB no Comdimes.
    Ela destaca ainda que entre os objetivos do Agosto Lilás está também a orientação às pessoas e a divulgação das medidas que podem ser adotadas no caso desse tipo de violência, tanto judicial quanto administrativamente.  “Precisamos debater as políticas públicas de atenção integral às mulheres em situação de violência e adotar outras iniciativas para esclarecer e sensibilizar a sociedade sobre o assunto”, finalizou Cristina Boni dizendo que agora o Agosto Lilás está incluído no calendário oficial de eventos municipais.
    No dia 9 de agosto, o Comdimes solicitou junto ao Conselho Municipal de Educação, a inclusão da temática “Violência Contra a Mulher” no currículo escolar da rede municipal e instituição da Semana Maria da Penha.