CONTRATO DA CORSAN COM O MUNICÍPIO É DEBATIDO EM AUDIÊNCIA PÚBLICA

02/07/2018 / Por: Assessoria de Imprensa

Na quinta-feira (21) a Câmara Municipal de Vereadores de Encruzilhada do Sul promoveu uma audiência pública organizada pelo Vereador Aírton Soares (Cabritinho), para debater o contrato que a Companhia Riograndense de Saneamento (CORSAN) tem com a Prefeitura, no que diz respeito ao abastecimento de água no município.

Os vereadores presentes apontaram reclamações da comunidade para os representantes da Companhia. Foram elencadas situações como a necessidade de reavaliação do calçamento nos pontos danificados após as obras de manutenção, o aumento da rede de água, realização de investimentos na área de saneamento básico, aumento da capacidade da barragem para que não haja o perigo de racionamento futuro, bem como atenção para adutoras que rompem com frequência provocando desabastecimento, entre outras reivindicações de melhorias.

Gilson Soares,  presidente da Associação Mantenedora do Corpo de Bombeiros de Encruzilhada do Sul (AMBES), acrescentou nas solicitações a instalação de hidrante em frente ao prédio do Corpo de Bombeiros e o concerto do que está localizado na rua XV de Novembro que não está funcionando. A taxa de esgoto cobrada por parte da empresa onde não existe rede de esgoto também foi questionada.

O vereador Diudio, em sua manifestação informou que em dezembro de 2017, solicitou ao Ministério Público uma investigação no que diz respeito ao contrato da Corsan com o Executivo, assinado em 2009. Conforme Diudio, cláusulas do documento foram suprimidas não obedecendo ao texto aprovado pelo legislativo na época.

O gerente da Corsan no município Cristiano Nunes, informou que está aguardando um ofício por parte do legislativo para que as solicitações sejam encaminhadas à superintendência da estatal. O secretário de Obras Jorge André Barra Cardoso disse que a Prefeitura irá montar uma comissão fiscalizadora para acompanhar o andamento do resultado da audiência.